Em março, a CBF exigiu que o campeonato paranaense feminino de 2020 acontecesse. O campeonato havia sido cancelado várias vezes por conta da pandemia e também pelo desinteresse dos times do estado, porém já que uma das 27 vagas do Brasileiro A2 é do time campeão dessa disputa, se tornou necessária a realização do campeonato.
Então, após pouco mais de 1 ano de projeto, as Gurias Furacão conquistaram o primeiro título da história da equipe feminina: o Campeonato Paranaense de 2020. Os jogos foram nos dias 1.º e 5 de maio, as Gurias disputaram o título contra o Imperial FC, time semi-profissional do bairro do Mossunguê, de Curitiba, que já estava disputando o seu terceiro Estadual.
O primeiro jogo foi 6 a 0 para as Gurias, com gols das meio-campistas Lelê e Giba e das atacantes Rafa Vargas; Milena e Sabrina (2x). Já a partida final acabou com o resultado de 2 a 0 para as Gurias, gols de Tais e Marilda (Contra).
Por causa deste título, as meninas entraram na competição nacional de 2021 pelo título estadual, mesmo elas já possuindo direito a um lugar por conta do ranking da CBF.
Na temporada 2021, as Gurias disputaram 5 jogos: 4 vitórias e 1 derrota, tendo 80% de aproveitamento no campeonato Brasileiro A2, e ainda conseguiram a classificação para as oitavas de final com uma rodada de antecedência. O time marcou 14 gols até o momento: 6 da Kim; 3 da Milena; 2 da Joyce; 1 da Rafa, Isa Leone, Giba e Bia;
A técnica do nosso time feminino, Rosana, chegou ao clube em fevereiro de 2021, iniciou sua carreira de jogadora no São Paulo F.C., em 1997. Tem três medalhas de prata, duas pelas Olimpíadas (2004 e 2008) e uma pela Copa do Mundo, e dois ouros nos Jogos Pan-Americanos. Tem em seu currículo 12 títulos entre eles: Brasileiro A1, Libertadores, Sul-Americana, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes. É considerada uma das atletas com a maior diversidade de títulos da história mundial.
Como técnica no CAP, Rosana tem 7 jogos, 5 pelo Campeonato Brasileiro e 2 jogos pelo Campeonato Paranaense, conquistando o título estadual, e agora disputando o Campeonato Brasileiro A2.
Rosana costuma escalar o time da seguinte maneira: Renata no gol; Bia e Nayara, a xerife da defesa, fazem a dupla de zaga; nas laterais temos Piri, que é líder de assistências e referência das bolas paradas do time, e Rafa Vargas; Tainá, Lelê e Juliana (Thais Prado) fazem o meio de campo; nossas atacantes são Milena, que se não finaliza, dá passe decisivo, Joyce e Kim, atual artilheira com 6 gols em 5 jogos.
O estilo de jogo faz menção ao estilo CAP, com posse de bola e solidez defensiva, porém as zagueiras e laterais montam uma linha alta, forçando o erro adversário. Quando com a bola, sempre estão procurando o gol com toques rápidos e intensidade através dos lançamentos entre linhas, principalmente feitos pelas zagueiras e volantes, explorando a rapidez das atacantes de ponta e a quebra das linhas defensivas adversárias com a centroavante, Kim.
As gurias disputarão as oitavas de final do Brasileiro A2, contra a União Desportiva Alagoana! A primeira partida ocorrerá no dia 26 ou 27/06, em Maceió.
Vamos, por mais essa taça!
Boa sorte, Gurias, estamos torcendo por vocês!
Por: LAB da Furacão LGBTQ
Comentários